Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trichogonia hirtiflora (DC.) Sch.Bip. ex Baker NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio:

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Ocorre somente em Minas Gerais em registros esparsos, porém com EOO>20.000 km², em diversas unidades de conservação (SNUC). Os campos rupestres vem sofrendo com retirada de madeira para produção de carvão, mineração, incêndios e cultivos agrícolas, colocando a espécie, mesmo protegida, em situação de vulnerabilidade.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Trichogonia hirtiflora (DC.) Sch.Bip. ex Baker;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Trichogonia margarethiae ;
  • > Trichogonia apparicioi ;
  • > Trichogonia crenulata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre em Minas Gerais (Roque, 2012).

Ecologia

Arbusto a subarbusto perene, típico de ambiente rupícola com solo arenoso-pedregoso e afloramentos rochosos; fértil durante o ano todo e polinizada por insetos.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Pirani et al. (2003) apontou como principais ameaças presentes nas serras da região de Grão-Mogol (MG) o desmatamento, para o uso da madeira na fabricação de carvão ou para uso das terras na agropecuária; o extrativismo de espécies ornamentais (principalmente as "sempre-vivas") e esporadicamente a mineração de metais preciosos. Segundo os autores, o IEF-MG registrou uma redução da cobertura vegetal na região, que passou de 85% em 1970 para 32% em 1990. Na região de Rio de Contas na Chapada Diamantina também foi constatado o desmatamento, via utilização de fogo, para extração de madeira e cultivos agrícolas. Ainda, foi registrado o extrativismo de orquídeas, bromélias, samambaias e aráceas para fins comerciais de horticultura (Harley, 1995).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Na região central do Espinhaço, foram identificadas como principais ameaças: a mineração, a expansão urbana, o turismo descontrolado, a criação de gado e as queimadas (Vasconcelos et al., 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em perigo" (CR), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais, sob o sinônimo T. apparicioi (COPAM-MG, 1997).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no PARNA da Serra do Cipó, Santana do Riacho - MG; P.E. Itacolomi, Ouro Preto - MG; P.E. Grão Mogol, Grão Mogol - MG; Reserva Natural do Caraça, Barão de Cocais - MG; P.E. Pico do Itambé, Sto. Antônio do Itambé - MG; PARNA Chapada Diamantina, Palmeiras - BA.

Referências

- VASCONCELOS, M.F.D.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 197-217, 2008.

- HARLEY, R.M.STANNARD, B.L. Flora of the Pico das Almas: Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. 1995. 74-76 p.

- PIRANI, J.R.; MELLO-SILVA, R.; GIULIETTI, A.M. Flora de Grão-Mogol, Minas Gerais, Brasil. 2003. 1-24 p.

- ROQUE, N. Trichogonia. Lista de Espécies da Flora do Brasil, 2012.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997, Belo Horizonte, MG, 1997.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Trichogonia hirtiflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trichogonia hirtiflora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 20:25:00